Pesquisar

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Qual a tendência de mercado? SOA? BPM? Web N.0? Cloud Computing?

Você já parou para pensar como as tendências tecnológicas de mercado evoluem?      Nesta onda de evoluções, conceitos e técnicas como Computação nas Nuvens (Cloud Computing), Arquitetura Orientada a Serviços (Service Oriented Architecture - SOA), Modelagem de Processo (Business Process Management - BPM) e Web N.0 (Publicação Web N.O) estão ficando mais evidentes e se tornando realidade dentro das corporações.
A forma tradicional de desenvolvimento de sistemas é baseada no paradigma Orientado a Objetos (OO), normalmente estruturado em camadas, que é uma evolução do paradigma Estruturado.
A tendência atual em curso é o desenvolvimento de sistemas baseados no paradigma SOA com BPM, bem diferente da abordagem tradicional.
Entretanto, na visão deste autor, outra tendência de mercado que está por vir, é a aplicação integrada de todos esses conceitos e técnicas supracitados no desenvolvimento de sistemas interoperáveis (SOA), disponíveis nas nuvens (Cloud Computing), com interfaces focadas na colaboração e na usabilidade (Web N.0) e com processos de negócio bem definidos (BPM).
Com essas possibilidades, você certamente já está pensando como implementar todas essas técnicas? Como fazê-las tornar realidade dentro de sua corporação? Primeiramente, será necessário convencer todos que essas evoluções são realmente importantes, o que chamamos de mudança de paradigma.
O próximo passo será elaborar um planejamento para estas mudanças. Este planejamento requer investimentos em prospecções e capacitação para absorver o que há de melhor em cada uma dessas técnicas. Certamente, tais prospecções apontarão para boas práticas recomendadas pela Engenharia de Sistemas/Software tais como adoção de metodologias, padrões, frameworks, especificações e tecnologias.
As principais preocupações relacionadas a boas práticas da engenharia de software a serem resolvidas são:
  • Definir um ciclo de vida de processo baseado em planejamento estratégico de TI, processos de engenharia de sistemas/software, processos de Governança de TI, processos de Modelagem de Processos e processos de Gerenciamento de Projetos;
  • O ciclo de vida deve seguir uma metodologia. Existem metodologias disponíveis no mercado para cada tipo de conceito e técnica. Buscar metodologias eficientes e adequadas para que o processo não se torne burocrático;
  • O planejamento estratégico deve ser baseado no nível de maturidade em que a organização pretende alcançar. Desenvolver sistemas com tais técnicas exige um bom nível de maturidade.
  • Dividir o sistema por partes (pedaços - subsistemas ou módulos) pode ser uma boa técnica para minimizar riscos e reaproveitar as partes;
  • Definir uma arquitetura (padrões, tecnologias e especificações) adequada ao projeto;
  • Documentar o sistema adequadamente;
  • Preocupar com a capacitação de todos os interessados;
  • Manter uma estrutura organizacional adequada para operação contínua (suporte) do sistema;
  • Dimensionar a infraestrutura computacional adequadamente.
Complementando, o que todas essas evoluções têm em comum? A padronização, cada vez mais fica evidente que a tendência de mercado é convergir para adoção de padrões de organismos mundiais tais como:

Essa abordagem de padronização, inclusive a questão da interoperabilidade, é amplamente apoiada pelo Governo Federal, com destaque para o Governo Eletrônico (Gov.br), e para as ações de interoperabilidade.
Espero que as informações estejam claras e que as contribuições possam apoiá-los no uso de Tecnologia da Informação.
Postei uma publicação neste blog sobre Web N.0 (Publicação Web N.O) e apresentações sobre sistemas, aproveitem e consultem tais informações.
Em oportunidades futuras, estarei falando sobre computação nas nuvens, SOA, BPM e outros tópicos que vocês considerarem importante. Veja a figura abaixo sobre esta tendência:





Nenhum comentário:

Postar um comentário